sexta-feira, 6 de novembro de 2009

JORDANIA- COLUNA FOLHA DA REGIAO


A Jordânia é situada no oriente médio, faz fronteira com a Síria, que faz com o Iraque, e este ao sul com a Arábia Saudita e oeste com Israel., uma vizinhança meio preocupante, mas a Jordânia é neutra e pacífica , uma nação jovem mas com cultura e história milenares que declara sua visão pacífica em relação a quase todas nações do mundo, um país que exerce forte influência positiva entre os muçulmanos radicais, situada no oriente médio mas não produz petróleo,esta é sua principal diferença e talvez sua grande sorte.
O País tem recebido cerca de oito milhões de habitantes por ano, e o turismo é uma aposta na paz e os jordanianos são bastante receptivos , civilizados e tem hospitalidade e bom humor para receber os visitantes.Alem de Amã a capital do país, a Jordânia possui outras atrações imperdíveis tais como a cidade de Jerash , as reservas de Dana , Waji mujib e wadi rum , a bíblica Betânia , o monte Nebo onde Moisés viu pela primeira vez a terra prometida, o mar morto, e finalmente Petra, conhecida como cidade rosa , declarada em Lisboa em julho de 2007 com uma das novas sete maravilhas do mundo.
Petra foi palco do famoso filme Indiana Jones e a Ultima cruzada e agora tem algumas cenas da novela viver a vida na emissora Globo. Petra é o grande tesouro desse país, é tão espetacular que por si só justifica a ida á Jordânia. Pode ser visitada de manhão até a noite, mas com certeza durante o dia o sol acentua e revela detalhes das rochas multicoloridas.A cidade steve escondida do Ocidente ate 1812 quando um explorador suíço a encontrou e a partir daí ela apareceu para o mundo todo, e quem a conhece jamais esquecerá , para conhecê-la é preciso muita disposição, roupa adequada , água e proteção solar, longas caminhas e subidas .
O Mar morto ao Sul de Amã é também um dos pontos muito visitados, ele está a cerca de 400 metros abaixo do nível do mar , suas águas tem o maior índice de salinidade do mundo , seis vezes mais que o normal , por isso não há vida que resista , é impossível nadar, os banhistas apenas bóiam, e o ideal é ficar no Maximo 20 minutos e tomar um ducha de água doce para retirar todo excesso de sal.
A Jordania é maioria muçulmana , portanto roupas decotadas, shorts não devem ser usados , tanto para homens qto para mulheres, quase todas muheres escondem os cabelos a até os homens usam lenços, o ideal é levar roupas confortáveis e discretas, protetor solar, tênis lenços e chapéus também são bem vindos.
Para visitar a Jordânia é possível chegar via Europa ou Estados Unidos e agora também através da Emirates ( via Dubai) , os vôos pousam o aeroporto de Aman, o aeroporto é pequeno e fica a cerca de 32 kilometros da cidade. É necessário visto para entrar na Jordânia. Ele é dado na chegada ao país, basta apresentar o passaporte, que deve ter pelo menos seis meses de validade, e pagar uma taxa em dinares jordanianos. Quem preferir sair do Brasil com o visto, pode solicitá-lo na Embaixada da Jordânia
Abril e maio são as melhores épocas do ano para visitar a Jordânia, as temperaturas são mais amenas , as máximas não ultrapassam 27 graus e sol brilha diariamente, porem as noites costumam ser frescas, entre outubro e março chove e faz frio, e ocasionalmente pode nevar, evite junho e julho pois é bastante quente.

Um comentário:

Luciana disse...

Amira, tem um selinho pra vc no NMW! Bjs