terça-feira, 23 de setembro de 2008

Coluna 23 de setembro - Barcelona

Foto Do Parc Guell
É muito comum alguém visitar a Espanha e dizer: a Espanha é linda, mas Barcelona é mais! Realmente a cidade é apaixonante e tem um tempero especial que jamais passa desapercebido pelos visitantes, é a típica cidade que não pára nunca, nem no inverno onde o clima fica em torno de três a sete graus.
Difícil compará-la com qualquer outra cidade da Espanha, a começar pelo idioma, o catalão, uma língua estranha na sonoridade, um espanhol modificado sempre presente na cidade de mais de um milhão e meio de habitantes, na minha opinião Barcelona é turisticamente uma das cidades mais atraentes da Europa, lado a lado com Paris e Praga.
A arquitetura é marcante em Barcelona, enriquecida nas mãos de Antonio Gaudí, famoso arquiteto, morto em 1926 deixou sete maravilhas que merecem ser apreciadas tais como a Igreja Sagrada Família ( que até agora não foi totalmente concluída) um dos lugares mais bonitos para se visitar, com uma vista no alto da torre privilegiadíssima.
Outro ponto alto da cidade é o Parc Guell também obra prima de Gaudi, hoje tombado pela UNESCO como patrimônio cultural mundial é repleto de estruturas de pedras esculpidas pelo arquiteto. parque recebe visitantes o ano todo, mas convém se informar sobre seus horários nos postos de turismo da cidade, já que fica um pouco afastado do roteiro turístico.
O bairro Gótico, uma das zonas mais interessantes de Barcelona fica na parte mais antiga da cidade, ruas cheias de edifícios góticos com lojas de jovens artistas,construções medievais, restaurantes de luxo e bares de tapas que a juventude de Barcelona enche rapidamente quase todas as noites, com uma arquitetura inesquecível e surpresas constantes ao virar de cada esquina.
A avenida Ramblas considerada o eixo da Catalunya , é repleta de artistas de rua, lojas, cafés,restaurantes, vendedores de pássaros e flores, bancas de revistas das mais completas para um turista: livros, cartões postais e mapas. Tudo isto em pleno coração da cidade velha, e mesmo que você não planeje em vários momentos você vai andar pelas Ramblas. É um sobe e desce de gente, sem fim! É bom não estar com pressa principalmente no verão.
Além da arquitetura riquíssima um grande atrativo da cidade é a agitação noturna que anima o mais caído dos mortais. Ao longo do verão com temperaturas acima de 35 graus alguns bairros armam sua festa com programações infinitas e ecléticas, bares pegando fogo até duas três da manhã e depois disso os clubs começam a encher e vão até de manhã e se ainda restar ânimo pode ter certeza que ainda vai ter gente perdida caminhando pela Ramblas ou pela praia.
A cozinha espanhola se revela diferente e saborosa em cada uma de suas regiões. Por outro lado, alguns pratos como a paella, tortilla e o gazpacho são conhecidos e produzidos em quase todo o país. Determinados ingredientes também fazem a alegria de grande parte dos espanhóis. Açafrão, azeite de oliva, alho e pimentão são algumas das marcas registradas dessa especialidade culinária.As tapas que nada mais são que os nossos famosos tira-gostos se transformaram numa comida rápida, feita entre as refeições principais e usada como desculpa para bater papo com amigos ou no horário de descanso no trabalho e tornam os espanhóis especialistas na criação dessas delícias.
É difícil acreditar, mas a sesta é real-de fato os espanhóis dão uma boa parada para dormir à tarde (até mesmo os restaurantes) em geral trabalham de segunda a sexta das 8:30 às 13:30 e das 17horas até as 20 horas, Muitos museus também fecham entre 13 e 14 horas portanto o ideal é se informar certinho para não perder viagem e ficar sem almoço!

O que você não pode perder
A Boquería: Um dos mercados mais chics do planeta!
O Teleférico para o montjuic: Permite um deslumbrante visual da cidade.
A Fonte Canaletas. Beba a Água. Dizem que isso ajuda a voltar a Barcelona.
O Museu Picasso. Há Obras de toda a vida e de quase todas as Fases de um Gênio
As obras primas de Gaudí;
Para os amantes do futebol visitar o Campo Nou, estádio de Barcelona







Nenhum comentário: