quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Coluna Folha da Região III Istambul 27/08/08



Já passou pela sua cabeça estar no Ocidente e Oriente em questão de segundos?
Isso é possível quando você tiver o privilégio de visitar Istambul. É a única cidade do mundo que faz parte de dois continentes: um pedacinho dela está na Europa e outro na Ásia; dividida pelo estreito de Bósforo, no meio de Istambul.
Uma das cidades mais antigas do mundo já teve dois nomes: Constantinopla e Bizâncio. Somente no século 20 que a cidade passou a se chamar ISTAMBUL, apesar da capital ser Ankara, é de Istambul que todos falam e querem ir atraídos pelos seus mistérios.
Na parte européia da cidade existem muitas mesquitas e hotéis luxuosos; na parte asiática, prédios mais baixos compõem a área residencial. É muito comum os turcos morarem no lado asiático e trabalharem no lado europeu.
Caminhar por Istambul revela algo inusitado a todo momento, o encontro dos dois mundos é bastante evidente: uma sucessão de contrastes, mulheres de burcas e garotas de jeans, uma cidade que cheira a pistache, amêndoa e café, um povo amigável e hospitaleiro quem tem boa vontade com os turistas (confusão mesmo somente no trânsito). Os comerciantes em geral arranham o inglês e, se for preciso, até português com sotaque carioca se for pra vender um legítimo tapete kilim!
É uma cidade com trilha sonora: há sempre um som exótico ou misterioso saindo de algum lugar, principalmente das mesquitas, convocando a população às orações do dia (cerca de 98% da população é islâmica).
Há muito que se ver numa das cidades mais exóticas e atraentes do mundo, começando pelas inúmeras mesquitas. A principal da cidade é a Mesquita Azul, revestida em tons de azul é uma obra prima fundada pelo Sultão Ahmet I, nela não há figuras pois os muçulmanos não cultuam imagens. Para entrar nas mesquitas é necessário tirar os sapatos; não são permitidos regatas, shorts, mini-saias e o silêncio é muitíssimo recomendado.
Em frente há a Igreja Santa Sofia, inaugurada como Igreja católica, foi transformada em mesquita em 1453 e atualmente é um museu; alguns radicais islâmicos querem que volte a ser uma mesquita, o nome não é dedicado a nenhuma Santa, Santa Sofia quer dizer simplesmente divina Sabedoria.
Mas não pense que há somente mesquitas em Istambul, de fato são muitas e estão sempre presentes no horizonte, seja avistado do lado europeu ou asiático da cidade.
O Grand Bazar é imperdível! Você se perderá no meio de aproximadamente cinco mil lojas; joalherias; antiguidades; tapetes, peças típicas turcas e roupas, enfim, um lugar fascinante para fazer compras. Mas não se esqueça de pechinchar muito, faz parte da tradição: o primeiro preço nunca será o último!
Não deixe de ir também ao Bazar Egípcio, famoso por vender as melhores especiarias( se você gosta de cozinhar é o lugar ideal) , ao Palácio de Topkaki, cheio de mistérios e lendas foi residência de sultões por três séculos, governado com tradição e cerimônias.
Os táxis são baratos e podem ser pegos com facilidade, o uso do taxímetro é obrigatório e depois da meia noite a tarifa chega a ser quase o dobro da tarifa diária.
A culinária turca é tentadora. Nos restaurantes reinam os kebabs de carneiro, kaftas,e doces irresistíveis recheados de nozes, avelãs e muito mel.Experimente também um café ou chá turcos, geralmente bem fortes e não espere encontrar ambientes para aérea de não fumantes.
Uma boa opção para ir é de abril a junho ou setembro a novembro, com temperaturas mais amenas, dias de sol agradáveis e preços mais em conta.
A cidade conta com muitos hotéis confortáveis e preços razoáveis e hotéis luxuosos. O magnífico Four Seasons merece uma visita, tem uma vista privilegiada para o Estreito de Bósforo, já foi prisão e a história do famoso filme Expresso da Meia noite se passa ali.
Para viajar para a Turquia brasileiros estão isentos de visto. Você só precisa do passaporte. Não há vôos diretos para Istambul, o ideal é fazer conexão na Europa, o tempo de vôo é de aproximadamente 13 horas.
Aconselho ficar ao menos cinco dias. Istambul tem muitas atrações, afinal de contas são dois continentes em uma cidade só!

Não deixe de:
Experimentar um banho turco
Observar o Por do sol no Estreito de Bósforo

Nenhum comentário: