terça-feira, 29 de julho de 2008

Coluna



Pessoal hj foi o meu primeiro dia de colunista na Folha da Regiao.

Saiu no caderno A10. Falei sobre Paris e vou postar aqui para vcs a materia:


Caros leitores, a partir de hoje compartilharei quinzenalmente com vocês um tema apreciado por todos: viagens! Um mundo de cultura, experiências, beleza, informações úteis, descobertas, aventuras e muito mais.

A minha dúvida era: por onde começar, já que há tantos lugares mágicos no Brasil e exterior? Escolhi falar sobre Paris, uma das cidades mais visitadas do mundo.

Paris encanta! Tudo exala charme, requinte e elegância.

A primeira vez que estive em Paris, no trajeto entre o aeroporto e o hotel, não consegui desgrudar um minuto o olhar da janela do carro. Impossível ficar indiferente a tanta beleza!

Se você nunca foi, sugiro começar por alguns pontos turísticos mais famosos:

Torre Eiffel - Construída em 1909, é o cartão-postal da cidade. A vista da cidade no alto da torre é maravilhosa!

Museu do Louvre - agrada apreciadores de arte, e, pela grandiosidade, uma dica: pegue um mapa na entrada do museu e selecione o que deseja ver, a não ser que queira ficar dois dias inteiros dentro do museu.

Catedral de Notre Drame - Catedral gótica muito famosa. Ao visitá-la, você vai ter certeza de que os 170 anos de construção valeram a pena!

Sacre Coeur De Montmartre - Basílica do Sagrado Coração, que tem uma vista magnífica ao pôr-do- sol.

Jardin Des Tuileries - lindo jardim situado entre o Museu do Louvre, Rio Sena, Arco do Triunfo e a Concórdia. Lugar ideal para ler e se esticar ao sol!

Champs-Elysées - Os três quilômetros de avenida são a alma da capital francesa. Lojas de grife, cinemas e cafés.

Acabou aí? Não! Nem pense em ficar apenas no óbvio. Fique ao menos sete dias para conhecê-la com calma. Aproveite para fazer um passeio pelo rio Sena, uma das referências de Paris. Você terá uma ótima vista das pontes e da arquitetura enquanto descansa as pernas.

Experimente um crepe de Nutella na rua, e a cerveja do Culture Bière, que fica na Champs Elysées.

Se perca nas ruelas de Ile de Saint-Louis, umas das ilhotas mais charmosas do planeta, e se delicie com os sorvetes da casa Berthillon, que são considerados os melhores do mundo. Não custa verificar, não é?

Paris cabe em todos os bolsos. Há cerca de 17 mil hotéis e pousadas dos mais variados preços, e na maioria, o café da manhã é cobrado à parte. Peça orientação ao seu agente de viagem e prefira os hotéis próximos a estações de metrô, que são bastante práticos e eficientes (Apesar de a cidade ter um baixo índice de violência, tome cuidado ao circular à noite).

Se tiver disposição, grande parte da cidade pode ser explorada a pé. Descubra cada cantinho e se delicie em algum bistrô charmoso enquanto recupera o fôlego.

Os pães são uma arte na França e você vai encontrar padarias deliciosas. Comer uma das baguetes no café da manhã e um crepe no almoço, além de delicioso, é muito econômico. Você vai gastar no máximo 10 euros!

Nos restaurantes, não deixe de pedir uma taça de vinho para acompanhar sua refeição. Quase sempre é mais barato que um refrigerante.

Há vôos diários saindo do Brasil, dois deles diretos, e o tempo de viagem é de aproximadamente 11 horas. Você só vai precisar do passaporte, seguro de viagem e uma reserva de hotel (brasileiros estão isentos de visto para permanência até três meses). O idioma oficial é o francês, embora muitos falem o inglês.

Você pode encontrar resistência em se comunicar em inglês, por isso, se for o caso, aprenda o básico em francês: bom dia, por favor, obrigada, com licença... Os franceses agradecem!

A melhor época para ir? Difícil responder, pois mesmo os dias nublados não deixam essa cidade perder o encanto. Em dezembro faz frio. De junho a setembro a temperatura sobe e os preços também. Entre abril e maio é uma excelente época, com temperaturas agradáveis.

Não saia com tudo cronometrado, é bom ter espaço para as descobertas! Nada mais valioso do que descobrir um restaurante, um café, uma livraria, algo que não estava no roteiro e se apaixonar!

Eu asseguro que você partirá com a sensação de que deixou algo para trás. Já fui algumas vezes e posso apostar que nunca será o suficiente.

Bon voyage!

Sites úteis:FNAC: Além de encontrar livros, CDs e vídeos, você pode se informar sobre toda a atividade cultural da cidade e comprar ingressos, sem filas, inclusive para o Museu do Louvre. Há várias unidades espalhadas pela cidade - www.fnac.com

Embaixada da França: www.embafrance.org.br

Louvre: www.louvre.fr

2 comentários:

Casamento Renato & Marília disse...

Que show amiga!!
Foi uma pena eu não ter conseguido ir até lá! Mas ainda tenho tempo!!
Te contei que vou morar no Edifício Paris! rss
Um Super bj e parabéns pela matéria!

Anônimo disse...

Amira, como você escreve bem! Agora que fui ler sua coluna, adorei!
Parabéns! Beijos!